Há alguns anos, deparei com um artigo de reflexão no New York Times do rabino Mark Sameth. Nele, ele fez uma sugestão provocativa: Deus não era, de fato, um Ele. Na tradição judaica, Deus é transgênero.

“Contra tudo o que crescemos acreditando, o Deus de Israel – o Deus das três religiões abraâmicas monoteístas às quais pertencem hoje metade das pessoas no planeta – foi entendido por seus primeiros adoradores como uma divindade de gênero dual”. Sameth afirma.

Eu aprecio essa perspectiva por vários motivos. Primeiro, eu pesquiso e escrevo sobre as antigas tradições de adoração da Deusa, e é incrivelmente refrescante ver alguém sugerir que Deus pode ser algo diferente de um velho cara branco que está acima de todos nós. Em segundo lugar, sua sugestão voou em face de tudo que aprendi sobre Deus quando criança. Eu cresci em uma igreja Batista do Sul, e enquanto a maior parte da conversa era sobre Jesus e como Ele representava o amor, eu tive bastante exposição à versão do Antigo Testamento de Deus (mais os pontos de vista daqueles em minha comunidade religiosa) para conhecer bem Que ele com certeza não era uma mulher. Sugerir que Ele era uma Ela não teria sido simplesmente tolo ou tolo; teria sido uma heresia pagã e direta.

Por que é tão raro falarmos sobre Deus especificamente como Ela?
Em contraste, a perspectiva do rabino Sameth era não apenas libertadora, mas também moderna. Mas também se levantou uma questão: se Deus realmente contém ambos os sexos, então por que é considerado “normal” discutir apenas a versão masculina Dele? A palavra Deus em si é tipicamente entendida como se referindo a um homem; até o meu Webster’s Dictionary diz isso. Por que é tão raro falarmos sobre Deus especificamente como Ela?

Eu conheci muitas pessoas que podem prontamente aceitar o conceito de Deus como sem gênero, mas de repente ficam escrupulosas, desconfortáveis, ou mesmo completamente desdenhosas quando perguntadas sobre Deus como uma Deusa ou “Ela”. Por exemplo, eu tenho um amigo cristão que disse-me recentemente que, embora ela sempre se refira a Deus como “Ele”, Deus provavelmente é ambos os gêneros, de qualquer forma. Não importa que meu amigo pertença a uma igreja que nunca se refere a Deus como uma “Ela” – Sua inclusão está implícita, então não precisamos nem nomeá-la, certo?

Em seu livro A Dança da Filha Dissidente, a autora Sue Monk Kidd descreve abordar a questão da espiritualidade feminina específica com um padre episcopal. Sua resposta? “Ele deu um tapinha na minha mão. Ele disse, “é contraproducente ficar preso em questões paralelas como essa”.

Se Deus é tanto homem quanto mulher, então estamos muito atrasados ​​em celebrar Seu lado feminino.
De certa forma, é conveniente e reconfortante rotular o gênero de Deus como algo irrelevante ou secundário, mas esse tipo de pensamento também tem o potencial de causar grandes danos. Se simplesmente proclamarmos Deus como fluido de gênero, sem reconhecer o contexto histórico e as experiências vividas pelas pessoas, então passaremos por milhares de anos de opressão patriarcal e misoginia perpetuados por algumas das religiões mais dominantes do mundo. Nós começamos a fingir que essas tradições religiosas não classificaram especificamente as mulheres como indignas de confiança, inferiores e em constante necessidade de orientação masculina – ou que esta perspectiva não é uma parte crucial de sua própria existência, como o mito da criação de Adão e Eva. a tradição judaico-cristã demonstra claramente.

É um tipo similar de argumento defeituoso que sustenta o uso da frase “todas as vidas importam”. Se todas as vidas realmente importam, devemos estar mais do que dispostos a priorizar o bem-estar das pessoas de cor, cujas vidas historicamente são as mais oprimidos em nosso país. E se Deus é tanto macho quanto fêmea, então estamos muito atrasados ​​em celebrar Seu lado feminino.

Confie em mim, há muito para comemorar. Estudar o registro histórico (ou histórico) do Feminino Divino me ensinou muito, sendo o primeiro que existem diferenças significativas entre as perspectivas espirituais centradas na mulher e as masculinas, e não é tão simples quanto proclamar nossa religião religiosa. tradições para serem mais fluidas em termos de gênero do que parecem.

Por um lado, o Divino Feminino é uma perspectiva amplamente inclusiva. Nas tradições religiosas pré-patriarcais, onde o feminino era tido como sagrado, o Divino já foi visto como imanente ou inerente a todos os seres vivos (não deve ser confundido com “iminente”, o que significa que algo está prestes a acontecer). A divindade estava muito presente no mundo natural porque não havia nada que não fosse o Divino. Uma folha de grama é imbuída de coisas tão sagradas quanto a própria Deusa, porque Ela é tudo.

Na tradição do Feminino Divino, porque Ela é todas as coisas, não há presença divina fora de nós mesmos.
Em contraste, as tradições religiosas monoteístas, centradas no homem, que alcançaram proeminência a partir de aproximadamente 5.000 anos atrás, ensinam-nos que Deus pode criar tudo, mas Ele fica acima e afastado de Suas criações. Em seu livro O Mito da Deusa, Anne Baring e Jules Cashford descrevem a transição para longe das tradições da Deusa da seguinte maneira: “O deus se torna o criador do céu e da terra, enquanto a deusa era o céu e a terra”.

Esta é uma distinção importante. Na tradição do Feminino Divino, porque Ela é todas as coisas, não há presença divina fora de nós mesmos. Também não há necessidade de acreditar em nada, nem mesmo em uma Deusa literal; A adoração implica simplesmente honrar a sacralidade de toda a vida, incluindo e especialmente a sua própria.

Em contraste, o pensamento patriarcal, expresso pela primeira vez por um Deus pai autoritário, se estende muito além dos locais de culto. É esse tipo de pensamento que nos levou a acreditar que precisamos de uma figura de autoridade para nos dizer o que é certo ou errado, o que devemos comer, como devemos olhar e, especialmente, como devemos nos comunicar com o Divino.

A escritora nativa americana Sheri Mitchell ecoa esse pensamento em seu belo livro Sacred Instructions, escrevendo:

A cultura da dependência atinge todos os cantos de nossas vidas. Desde o dia em que nascemos, somos treinados para sermos obedientes ao poder e dependentes da autoridade superior. Este sistema de treinamento está incorporado em nossas estruturas de governo, sistemas educacionais, políticas de emprego e nos princípios da maioria das religiões.
Muitos rituais religiosos, escreve Mitchell, destinam-se a cimentar a lealdade inquestionável a esses sistemas hierárquicos.

Desenvolver um relacionamento com o Feminino Divino pede o contrário. Requer que nos liberemos da necessidade de um pai dominante, Deus – ou de qualquer outra pessoa, para ditar regras de comportamento e códigos de conduta. Também nos pede para renunciar a fé cega em figuras de autoridade religiosa para traduzir as regras do Divino para nós. Podemos ainda nos voltar para textos espirituais e mestres para sua orientação e sabedoria, mas como Sue Monk Kidd escreve: “minha autoridade última é a voz divina em minha própria alma. Período.”

Em seu livro Naming the Unnameable: 89 Nomes maravilhosos e úteis para Deus, o teólogo Matthew Fox escreve:

Quantos nomes para a Divindade existem? Os nomes para Deus mudam? Deveriam mudar à medida que os humanos evoluem e as circunstâncias da vida mudam ao nosso redor? Temos permissão – e talvez uma responsabilidade séria – para mudar nossa compreensão e nomeação de Deus à medida que amadurecemos como indivíduos e quando enfrentamos um momento crítico, um “tempo de virada”, na história humana e planetária?
Sim – e referindo-se a Deus como “Ela” ou Deusa ou por qualquer um de seus muitos nomes históricos, como Asherah, Lady, Black Madonna, Isis, Kali ou tantos outros, é um excelente lugar para começar. Para o registro, Matthew Fox concorda – suas 89 palavras para Deus incluem 13 ele especificamente identifica como feminino, além de outras 10 cujas origens se encontram com as antigas tradições da Deusa.

Mas voltando ao ponto original de Rabi Sameth: Deus é realmente fluido de gênero? Suspeito que qualquer pessoa que tenha tido uma experiência espiritual autêntica, seja por meio de meditação, adoração, dança, ioga ou simplesmente ficar quieta por natureza, diria: “sim – e então alguns”.

Deus / Deusa / Fonte / Universo / Grande Espírito supera todas as nossas fracas tentativas humanas nos rótulos. E, no entanto, aqui estamos nós, em nossos corpos humanos frágeis, com nossa linguagem escassa, tentando descrever o indescritível.

Limitações da linguagem à parte, se realmente quisermos abraçar a expansividade impressionante do Divino, podemos começar reconhecendo plenamente que a religião tem sido o principal motivador da desigualdade, do abuso e do pensamento misógino por milênios. Podemos ter conversas honestas e sinceras sobre como essa realidade afetou – infectou – a auto-estima de minhas ancestrais, e como isso ainda está afetando a auto-estima de mulheres e meninas hoje. Também podemos falar sobre como essa perda do Sagrado Feminino prejudicou nossos homens, nossos meninos e envenenou todo o planeta.

Podemos sair das caixas desenhadas para nós pelas tradições patriarcais e começar a explorar as tradições de sabedoria que foram rotuladas para nós como inferiores, blasfêmias ou erradas. Xamanismo, tradições baseadas na natureza, a sabedoria dos povos indígenas … tudo isso tem muito a nos ensinar, especialmente neste momento particular no tempo. Também podemos explorar o rico corpo de evidências que demonstram a prevalência pré-patriarcal do Feminino Divino.

E sim, podemos chamar Deus de “Ela”. Eu prometo que ela não se importará.